Para o brasileiro, este realmente é um “dilema”. Só que dilemas podem e devem ser resolvidos. Não fique mais se sentindo inseguro na hora de usar qualquer um deles de forma correta. As regras são simples, basta, ao entendê-las, praticá-las. Se sempre tiver essas regras em mente, com certeza, não vai errar mais!

Se você fosse francês ou inglês, certamente não teria este tipo de preocupação. Lá na terra de De Gaulle, você pergunta Pour quoi e as pessoas respondem Parce que. Melhor ainda é nos países de língua inglesa, onde a pergunta é Why e a resposta Because. Só para humilhar a concorrência, nós, discípulos de Camões e de Machado, temos quatro possibilidades, quatro grafias absolutamente distintas, com uma única pronúncia, rigorosamente idêntica.

Um dia desses, ouviu-se o seguinte diálogo, no Centro de Visitantes da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz de Iguaçu, Paraná:

Guia – Fátima, tem um turista que insiste em saber por que não pode entrar na Usina de chinelos.

Coordenadora – Não acredito que você ainda não saiba o porquê!  Não pode porque é uma questão de segurança, uma prevenção contra acidentes. Você não explicou isso ao visitante, por quê?

Guia – Porque até hoje ninguém tinha perguntado. Essa é a razão por que na hora eu fiquei na dúvida. Por que sempre tem alguém fazendo pergunta difícil?

Coordenadora – Porque a gente está aqui exatamente pra esclarecer.

Calminha! É mais fácil do que parece. Repare: 

a)   Usa-se por que, separado, sem acento, quando você puder substituí-lo pela expressão por que motivo ou por que razão.
b)   Usa-se ainda por que se for possível substituí-lo pela expressão pelo qual e variações.
c)   Usa-se por quê, separado e com acento, quando a substituição pela expressão por que motivo ou por que razão for possível e o dito-cujo estiver no fim da frase.
d)   Usa-se porque, junto, quando você puder substituí-lo pelo sinônimo pois.
e)   Só falta agora o porquê, junto, com acento. Sempre antecedido de um artigo, ele vira substantivo. Equivale a o motivo, a razão.

Carlos Alberto MottaConsultor parceiro da LCM Treinamento Empresarial

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos