Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Novidades

Serviços terceirizados

Postado por em 7:32 pm em Blog | 0 Comentários

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão de obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes. É um procedimento administrativo que possibilita estabelecer um processo gerenciado de transferência, a terceiros, da atividade-meio da empresa, permitindo a esta concentrar-se na sua atividade principal. A...

Leia Mais

Salário In Natura (salário utilidade)

Postado por em 10:11 pm em Blog | 0 Comentários

O salário utilidade é o benefício ou a utilidade que o empregado recebe ou se usufrui deste “pelo” trabalho e não “para” o trabalho. O salário in natura ou utilidade caracteriza-se basicamente pelos seguintes aspectos: Fundamento na relação de emprego: as utilidades recebidas pelo empregado advêm da relação de emprego entre as partes; Habitualidade: será caracterizado o salário utilidade pela habitualidade em seu fornecimento. Não há um dispositivo legal que delimite o que é habitual ou quando ela se...

Leia Mais

Comunicação e produtividade

Postado por em 9:51 pm em Blog | 0 Comentários

Toda empresa que deseja se manter no mercado precisa inovar constantemente, seja nos processos internos, seja nos seus produtos (serviços) e comunicação com o mercado. Para tanto, entendo que qualquer inovação só acontece quando existe contribuição das pessoas envolvidas no negócio, sejam elas colaboradores, parceiros ou fornecedores. Estabelecer um canal de comunicação efetivo com essas pessoas é um fator determinante para aumentar a produtividade e gerar inovação. Independente do porte da empresa, uma boa comunicação interna...

Leia Mais

Visões estratégicas para a construção de uma vantagem competitiva

Postado por em 10:16 pm em Blog | 0 Comentários

  Existem abordagens discordantes sobre o tema da Vantagem Competitiva, não sobre a sua contribuição para o sucesso de um empreendimento, mas em relação à forma, aos meios e aos modelos que podemos lançar mão para alcançá-lo. Algumas das abordagens de Porter serão confrontadas para pavimentar o longo percurso entre a elaboração da Estratégia e a descoberta de uma Vantagem Competitiva sustentável. Segundo Oliver Williamson (1999:87), um evolucionista dentro das abordagens defendidas por Whittington, a estratégia pode ser...

Leia Mais

Outras visões sobre vantagem competitiva

Postado por em 9:48 pm em Blog | 0 Comentários

Uma abordagem alternativa é proposta a partir da “visão da empresa baseada em recursos” (Resources Based View of the Firm). Essa abordagem procura ampliar e refinar o quadro de referência dos tomadores de decisão. Considera que toda empresa possui um portfolio de recursos: físicos, financeiros, intangíveis (marca, imagem), organizacionais (cultura organizacional, sistemas administrativos) e recursos humanos. É a partir desse portfolio que a empresa pode criar vantagens competitivas. Para os defensores dessa abordagem (Prahalad...

Leia Mais

Vantagem competitiva segundo Porter

Postado por em 11:23 pm em Blog | 0 Comentários

A busca da Vantagem Competitiva, está na essência da formulação estratégica que é, para Porter, lidar com a competição. Na luta por participação de mercado, a competição não ocorre apenas em relação aos concorrentes, mas em toda a cadeia de relações da empresa. Surge deste entendimento o conceito das Cinco Forças que regem a competição em um setor. Que são: Clientes – o poder de barganha dos compradores pode alterar o equilíbrio na relação deste com o setor, Fornecedores – Os fornecedores podem exercer poder de...

Leia Mais

O que é estratégia?

Postado por em 9:04 pm em Blog | 0 Comentários

O que vamos observar neste ponto é como a estratégia é vista sob diferentes pontos de vista  por diversos pensadores. São visões concordantes, indiferentes e, por vezes, discordantes da maneira como Porter, em toda a sua obra propõe ser a Estratégia e especialmente ao que tange a Vantagem Competitiva sustentável. Neste artigo, o nosso objeto de estudo. Em Whittington (2001) Estratégia está dividida em quatro abordagens, onde “a abordagem Clássica, associada à autoridade como Igor Ansoff (1965, 1991) e Michel Porter (1985,...

Leia Mais

Dimensões e tipos de feedback

Postado por em 4:05 am em Blog | 0 Comentários

O feedback é necessário em vários ambientes e situações, principalmente, no ambiente de trabalho. Algumas pessoas podem considerá-lo como uma crítica, porém, o feedback deve ser usado para aprimorar o desempenho das pessoas que estão ao nosso redor. AS DEZ DIMENSÕES DO FEEDBACK O conjunto das dez dimensões do feedback nos dá uma visão abrangente sobre essa ferramenta valiosíssima para o desenvolvimento das relações entre as pessoas e do desempenho de nossos associados. São elas: 1. Elaboração de um plano. Significa refletir...

Leia Mais

Tendências em Endomarketing

Postado por em 9:43 pm em Blog | 0 Comentários

Quando penso em mudança, sempre lembro do McDonald’s com um misto de curiosidade e admiração, por ter sido uma empresa que teve que educar seus jovens colaboradores a vender saladas, além de hamburgers. Mais do que uma mudança no mix de produtos, esses jovens tiveram que protagonizar uma mudança conceitual do negócio em todo o mundo. São as mudanças que, além de interagir com aspectos culturais, precisam ter a velocidade exigida pelo mercado. Sabemos que a tecnologia evolui rapidamente, mas o ser humano não. A resistência do ser...

Leia Mais

Formação da Taxa Cambial

Postado por em 6:41 pm em Blog | 0 Comentários

Como qualquer mercadoria exposta à venda, as divisas estrangeiras estão sujeitas à lei da oferta e da procura, motivo pelo qual a taxa cambial, ou seja, o preço dessas divisas, poderá ser explicada mediante utilização dos mesmos artifícios geométricos comumente utilizados para explicar-se a formação dos preços em geral. Assim sendo, podemos verificar que: 1) a taxa cambial tende a permanecer estável quando ocorrer qualquer das seguintes situações: - a oferta e a procura permanecem invariáveis; - a oferta e a procura aumentam...

Leia Mais
?php //the_content(); ?