Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Novidades

Vírgula para distinguir explicação de restrição

Postado por em 5:12 pm em Blog | 0 Comentários

Saber distinguir esses conceitos é fundamental para o emprego adequado da vírgula. Compare as duas frases: a) Os deputados que respondem a processo na justiça deveriam ser impedidos de tentar a reeleição. b) Deputados, que representam o poder legislativo, deveriam ser os primeiros a se comportar com dignidade. No primeiro, há apenas uma informação: apenas os deputados que respondem a processo na justiça deveriam ser impedidos de tentar a reeleição. A oração em destaque tem função restritiva. No segundo exemplo, o sentido é bem...

Leia Mais

Princípios da administração estratégica

Postado por em 6:21 pm em Blog | 0 Comentários

De acordo com Certo e Peter (1993), a administração ou gestão estratégica é um processo contínuo e interativo que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente. Para que isto ocorra, não basta elaborar um planejamento estratégico, analisando os ambientes interno e externo para que, a partir da missão, da visão da empresa e das diretrizes fornecidas pela sua Holding, a organização trace suas estratégias. Em verdade, se as estratégias não forem desdobradas em cada uma das áreas da...

Leia Mais

Um olhar pragmático na cadeia de valor de Porter

Postado por em 6:57 pm em Uncategorized | 0 Comentários

No dicionário, pragmatismo é a “ênfase no pensamento filosófico na aplicação das ideias e das consequências práticas de conceitos e conhecimentos”, enquanto na enciclopédia, Cadeia de Valor “representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final”. Por outro lado, o conjunto de atividades empresariais interligadas logicamente que, atendendo a requisitos do cliente, agregam valor aos insumos e geram...

Leia Mais

Identificação do problema

Postado por em 6:58 pm em Blog | 0 Comentários

Problema: s.m. Questão ou circunstância cuja resolução é muito difícil de se realizar; situação muito complicada de se resolver; o que não se consegue lidar nem tratar: problemas ambientais; problemas psicológicos. O problema, quando surge, faz com que se queira resolvê-lo de todo modo. Isso capacita à busca de alternativas, raciocínio, ação, estudos, perguntas e etc. No dia a dia, surgem situações que arremetem tal foco: Pessoal Deixei o rádio do carro ligado e a bateria acabou. Meu filho precisa melhorar a nota em...

Leia Mais

Conteúdo e motivação: bases para uma nova teoria de comunicação interpessoal eficaz

Postado por em 6:22 pm em Blog | 0 Comentários

As características acima apresentadas constituem o que se pode chamar de tecnologia do feedback eficaz. São maneiras de externar precauções e métodos cuja inobservância torna disfuncional (por destrutivo da comunicação interpessoal genuína) o processo de feedback. Ainda que rigorosamente aplicada, toda tecnologia de Ciência Social pode resultar, entretanto, em disfunções não previstas e menos ainda desejadas. Isso porque as técnicas são menos relevantes do que as premissas de valor e atitudes que as embasam. Foi essa a lição...

Leia Mais

O entendimento do que é um processo

Postado por em 5:08 pm em Blog | 0 Comentários

Para que se tenha qualquer atividade feita de forma metódica, otimizada em tempo e em custo é necessário que esta seja descrita de forma estruturada, considerando outras atividades que a precedem e também as que a sucedem. Se for bem-feita, esta descrição pode ser chamada de processo. Nos negócios e na vida cotidiana, um processo ajuda a executar de forma inequívoca o que foi planejado e a alcançar os resultados esperados. Quando se reúnem algumas pessoas experientes para definir o que é um processo, o entendimento do todo só é...

Leia Mais

37 passos para um redesenho adequado de processos

Postado por em 7:22 pm em Blog | 0 Comentários

Muito se tem falado sobre redesenho de processos, mas sempre que há necessidade de fazer uma revisão na forma com que a empresa operacionaliza uma ou várias de suas funções, são contratados especialistas no ambiente externo para realizar a tarefa. Muitas vezes, estes especialistas não preparam o pessoal interno para que, numa próxima oportunidade, a empresa possa fazer um redesenho por conta própria. Para orientar uma revisão de processos do tipo “faça você mesmo”, listamos, a seguir, 37 passos a serem seguidos como um...

Leia Mais

O que é um modelo DILO?

Postado por em 6:13 pm em Blog | 0 Comentários

  Na primeira fase do método de análise e solução de problemas (MASP), é sugerido que seja observado um dia na vida do processo alvo da ruptura, ou seja, do processo a ser melhorado. Uma maneira de fazê-lo é utilizando-se do modelo DILO (Day In The Life Of), que consiste numa observação detalhada da operação do processo escolhido para ser aprimorado. Considerando que um processo é um conjunto de atividades mais os recursos necessários ao desenvolvimento destas atividades, um DILO consiste em revisitar todas as atividades...

Leia Mais

O que o leitor espera de um texto técnico eficaz?

Postado por em 6:54 pm em Blog | 0 Comentários

ATER-SE AO QUE É RELEVANTE E PERTINENTE Hoje, a matéria-prima mais escassa chama-se tempo. Tudo é para ontem. Não temos tempo para ler quase nada do que chega a nossas mãos. Segundo pesquisa realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 2014, o gestor brasileiro gasta em média um terço do tempo despendido em suas atividades profissionais lendo, analisando, respondendo, encaminhando, arquivando ou apenas deletando textos. A mesma pesquisa ainda aponta o excesso de informação como uma das principais causas para a baixa...

Leia Mais

Os FCS, as estratégias e os processos da empresa

Postado por em 6:08 pm em Blog | 0 Comentários

Fatores Críticos de Sucesso são atividades-chave do negócio que necessitam ser muito bem-feitas para que a organização atinja os seus objetivos. Ao contrário das Vantagens Competitivas que destacam uma empresa de seus concorrentes, os FCS, se não forem bem definidos e trabalhados podem comprometer a sobrevivência da empresa no mercado. Eles devem ser poucos, mas de suma importância para a saúde da empresa num ambiente competitivo. Poucos porque se tudo for importante, nada o será. Por exemplo, para um professor que tem as aulas...

Leia Mais
?php //the_content(); ?