Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Novidades

Os FCS, as estratégias e os processos da empresa

Postado por em 6:08 pm em Blog | 0 Comentários

Fatores Críticos de Sucesso são atividades-chave do negócio que necessitam ser muito bem-feitas para que a organização atinja os seus objetivos. Ao contrário das Vantagens Competitivas que destacam uma empresa de seus concorrentes, os FCS, se não forem bem definidos e trabalhados podem comprometer a sobrevivência da empresa no mercado. Eles devem ser poucos, mas de suma importância para a saúde da empresa num ambiente competitivo. Poucos porque se tudo for importante, nada o será. Por exemplo, para um professor que tem as aulas...

Leia Mais

O que são painéis estratégicos?

Postado por em 7:10 pm em Blog | 0 Comentários

O Balanced Scorecard, modelo desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton em 1992, originalmente concebido para ser um conjunto de medidas para alavancar o desempenho das organizações, hoje é um instrumento de implementação das estratégias, partindo do desdobramento destas em objetivos estratégicos, e implementando estes objetivos através de planos de ação ou de projetos. A diferença fundamental entre uma Estratégia e um Objetivo Estratégico é que a primeira é corporativa, válida para toda a empresa (Ex.: Crescer aumentando o...

Leia Mais

Como construir um Balanced Scorecard

Postado por em 4:36 pm em Blog | 0 Comentários

A construção de um Balanced Scorecard demanda seis passos, com vários pontos de retroalimentação entre eles. Previamente a estes passos faz-se necessária à criação de três equipes, uma de desenvolvimento com especialistas em planejamento e processos, uma de líderes e uma de construção de indicadores. Após a formação destas equipes, os seis passos a serem trilhados estão descritos a seguir: 1. Traduzir a Visão de Futuro da Organização para a organização como um todo A missão (Ponto de Partida), as estratégias...

Leia Mais

Como aperfeiçoar o processo por ajustes sucessivos

Postado por em 5:07 pm em Blog | 0 Comentários

Há três formas de melhorar um processo produtivo: a primeira é encontrar as rupturas dele através de um checklist, e confirmá-las numa visita “in loco” aos locais onde ele acontece; a esta visita os norte-americanos dão o nome de DILO (a Day In the Life Of – um dia na vida do processo). A segunda maneira é rasgar o processo anterior e começar a mapeá-lo do zero; esta segunda forma radical só deve ser utilizada quando do lançamento de produtos inovadores, ou quando o processo necessitar de uma alteração profunda, como no...

Leia Mais

Negociação: uma competência organizacional

Postado por em 4:28 pm em Blog | 0 Comentários

  Sofremos continuamente, à mesa de negociação, o impacto da globalização, do uso intensivo da tecnologia da informação, do compartilhamento e disseminação do conhecimento, da necessidade de buscar soluções inovadoras para atender demandas mercadológicas em rápida expansão e contínua mudança e da crescente tendência a estabelecer alianças estratégicas entre empresas complementadoras e concorrentes. A empresa e seus gestores devem, portanto, analisar o cenário negocial sob uma perspectiva dinâmica, holística e...

Leia Mais

Como montar um plano de ação eficaz?

Postado por em 5:04 pm em Blog | 0 Comentários

Por que é necessário montar um plano de ação para realizar objetivos de maior porte? Na verdade, um plano de ação cai bem na realização de qualquer atividade. Com ele, não se deixa nada por fazer e se reduz os custos das tarefas, seja em tempo, seja em valores monetários. As opções de um plano de ação são as tentativas e erros, ou a reação instintiva, e normalmente óbvia, a uma situação desfavorável ou ameaça. Se duas pessoas resolvem levar suas famílias à Disneyworld e apenas uma delas se planeja, as duas conseguirão...

Leia Mais

O modelo das 4 ações

Postado por em 4:28 pm em Blog | 0 Comentários

No dicionário, um modelo é um “esquema teórico que representa um fenômeno ou conjunto de fenômenos complexos e permite compreendê-los e prever-lhes a evolução”. Dentro do conceito de exploração de novos mercados trazido por Kim e Mauborgne (2005), no livro Estratégia do Oceano Azul, encontra-se um modelo intitulado “modelo das quatro ações”, que tem um alcance maior que apenas moldar estratégias inovadoras para as empresas. O princípio desta ferramenta diz que se alguém deseja alcançar uma curva de valor mais...

Leia Mais

Processos para desenvolver um novo produto

Postado por em 4:02 pm em Blog | 0 Comentários

Desenvolver periodicamente novos produtos é uma necessidade no atual ambiente hipercompetitivo que atravessa o planeta.  Os motivos que justificam esta necessidade são: o aumento da concorrência e do grau de rivalidade entre os competidores, rápidas mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência por parte do mercado. Apesar desta necessidade, não existe muita literatura nesta área com casos práticos e lições aprendidas. Por outro lado, o grau de incerteza deste tipo de processo, principalmente...

Leia Mais

Processo para desenvolver um plano estratégico

Postado por em 4:04 pm em Blog | 0 Comentários

Existem várias metodologias para desenvolver um Planejamento Estratégico. Entretanto, as células de cada plano são sempre os Modelos Estratégicos. Muitos deles são comuns a todos os planejamentos. Modelos Estratégicos são ferramentas de análise que funcionam como lentes de aumento: Permitem examinar melhor uma determinada situação (nitidez); permitem ver melhor as correlações existentes; e propiciam uma base comum para discussões em grupo. O uso de alguns destes modelos é mandatório em qualquer metodologia de Planejamento...

Leia Mais

De bem com o estrangeirismo

Postado por em 11:03 pm em Blog | 0 Comentários

O uso de palavras estrangeiras tem se popularizado no cotidiano das pessoas. Tanto na comunicação oral quanto na escrita, é cada vez mais comum notarmos palavras de origem inglesa, francesa ou italiana em conversações informais, apresentações profissionais ou na troca de mensagens eletrônicas. O aumento do uso de termos estrangeiros se explica como característica natural do processo de globalização e da ampliação das relações entre as diferentes culturas no mundo contemporâneo. Mas, afinal, quando se deve...

Leia Mais
?php //the_content(); ?