CLASSIFICAÇÃO TIPOLÓGICA DE MYERS BRIGGS (www.myersbriggs.org)

A classificação tipológica de Myers Briggs (do inglês Myers-Briggs Type Indicator – MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos.

O CPP Inc., editor do instrumento MBTI, o chama de “a avaliação de personalidade mais amplamente utilizada no mundo”, com até dois milhões de avaliações administradas anualmente. O CPP e outros defensores afirmam que o indicador atende ou ultrapassa a confiabilidade de outros instrumentos psicológicos e inclui relatos do comportamento individual. Estudos têm encontrado forte apoio à validade, consistência interna e confiabilidade (teste-reteste), mesmo havendo sido observadas algumas oscilações.

TIPO E DICOTOMIA

Um conceito fundamental para o MBTI é “Tipo Psicológico”. A ideia é que os indivíduos acham certas maneiras de pensar e agir mais fáceis que as outras. O MBTI postula a existência de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados dicotomias (dimensões). As preferências são normalmente indicadas por letras maiúsculas que indicam cada uma destas quatro preferências.

AS DICOTOMIAS

AS QUATRO DICOTOMIAS
Os quatro pares de preferências ou “dicotomias” são apresentadas na tabela anterior. Os termos usados para cada dicotomia têm significados técnicos específicos relacionados ao MBTI, que diferem do seu significado cotidiano. Por exemplo, pessoas com uma preferência para julgamento em relação à percepção não são, necessariamente, mais críticos ou menos perceptivos.

Além disto, o MBTI não mede as aptidões: apenas mostra que uma preferência se sobressai a outra. Uma pessoa que informa alta pontuação para extroversão em relação à introversão não pode ser corretamente descrita como mais extrovertida: ela simplesmente tem uma preferência evidente.

Funções (S-N e T-F)
As dicotomias Sensorial-Intuição e Pensamento-Emoção são frequentemente chamadas de Funções MBTI. Os indivíduos tendem a preferir uma dicotomia em relação à outra (veja Estilo de Vida).

Sensoriais e Intuitivos
Descrevem como a informação é entendida e interpretada.

Sensoriais (S). Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em suas crenças. Trabalham bem com informações incompletas e imperfeitas.

Racionalistas e Emocionais
Descrevem como as decisões são realizadas.

Emocionais (F). Decidem com base nas suas emoções e sentimentos.

Racionalistas (T). Decidem de uma forma fria, tentam ser lógicos e consistentes. São sistemáticos.

Atitudes (E-I)
Extrovertidos (E). Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.

Introvertidos (I). Obtém sua energia quando estão envolvidos com ideias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

Estilo de Vida (J-P)
Myers e Briggs perceberam que as pessoas podem ter uma preferência pela função de julgamento (J) ou pela função de percepção (P). A isto chamaram o embaixador para o mundo externo. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo, enquanto um Perceptivo tentará se adaptar a ele (são aventureiros).

Julgadores (J). Gostam da rotina. Odeiam surpresas.

Perceptivos (P). Gostam de se arriscar e de mudanças.

OS 16 TIPOS
Às quatro dicotomias correspondem 16 tipos psicológicos que podem ser divididos em 4 grupos de temperamentos (ordenados segundo a frequência na população nos Estados Unidos em How Frequent Is My Type?):

Fonte: www.myersbriggs.org/my-mbti-personality-type/my-mbti-results/how-frequent-is-my-type.asp

 Nota: para realizar o autoteste de forma gratuita acesse www.inspiira.org

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos