Não existe consenso científico sobre quanto tempo dura a atenção do ser humano num dado aspecto. Mas, se você já fez algumas apresentações ao longo da sua vida profissional, deve saber que seres humanos são muito distraídos.

Susan Weinschenk, no livro Apresentações brilhantes, estima que conseguimos prestar atenção ininterrupta em outra pessoa durante 7 a 10 minutos. Isso se o tema nos interessa e se o palestrante tiver o desempenho adequado. A dura verdade é que, se o assunto e o apresentador forem entediantes, possivelmente o ouvinte desligará bem antes dos 7 minutos. Mesmo assim, a autora garante que a façanha de reter olhos e ouvidos de uma plateia é possível sim de ser obtido.

Quer saber qual é pulo do gato? Veja as dicas a seguir.

  • Faça um pequeno intervalo. Se a sua palestra vai durar mais de uma hora, fazer uma pausa é obrigatório. Pode ser breve: cinco minutos bastam para arejar a cabeça da plateia.
  • Aposte em interação. Peça para as pessoas escreverem, desenharem ou participarem de alguma outra forma ativa da discussão. Propor pequenos exercícios de vez em quando acorda os sonolentos e ajuda a trazer interesse sobre o tema.
  • Faça perguntas. Questionar a plateia é uma forma de dinamizar a apresentação e, de quebra, interromper um pouco o seu discurso. Se você levar um minuto fazendo a pergunta, isso servirá como intervalo.
  • Mude de posição. Pode não parecer importante, mas ficar parado no mesmo lugar durante toda a apresentação atrapalha a concentração de quem está assistindo. Fique num ponto por alguns minutos e depois mude de lugar e fale de lá.
  • Mude de assunto. Mesmo que você tenha uma programação a cumprir, vale pensar em algumas variações temáticas ao longo da apresentação. Uma das formas de fazer isso é parar o seu discurso e dizer “Agora quero falar sobre algo bem diferente”.
  • Conte histórias. Seres humanos adoram narrativas. Por isso, ilustre o seu discurso com histórias curtas, interessantes e, claro, pertinentes ao assunto da sua exposição.

SEJA BEM-HUMORADO 

Nenhum estudo comprovou que o bom humor consegue convencer ou persuadir os ouvintes. Se isso ocorresse os humoristas seriam sempre irresistíveis. Entretanto, é óbvio que um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade. Se o assunto permitir e o ambiente for favorável, use sua presença de espírito para tornar a apresentação mais leve, descontraída e interessante. Cuidado, entretanto, para não exagerar, pois o orador que fica o tempo todo fazendo gracinhas pode perder a credibilidade.

SEJA COERENTE

Além da demonstração de conhecimento sobre o assunto, da naturalidade e da emoção há um outro requisito essencial para a conquista da credibilidade: ter uma conduta exemplar. O conceito de conduta exemplar está associado à coerência, isto é, demonstrar nas nossas atitudes que agimos da maneira como falamos.

Ser coerente também não significa ser uma pessoa boazinha, compreensiva e caridosa. Embora essas qualidades possam ser úteis na conquista da credibilidade, nada impedirá que uma pessoa que não possua essas características não possa ser confiável, pois o importante é que ela seja coerente.

Assim, não faça promessas que não possa cumprir. Não deixe de cumprir o que prometeu, mesmo que isso exija arcar com algum tipo de prejuízo material ou financeiro.

Seja ético. Não fale mal de uma empresa concorrente, não mencione outros profissionais como exemplo de más práticas, não cite situações desnecessárias à compreensão do conteúdo.

Palavrões, xingamentos, piadas de mau gosto, gestos agressivos, ironias com relação a um participante nunca devem estar presentes numa apresentação.

Quando estamos diante da plateia transmitindo uma mensagem que se baseia nas nossas crenças mais profundas, os ouvintes percebem na nossa inflexão de voz, no nosso olhar, nos nossos gestos que estamos defendendo ideias nas quais acreditamos. Por isso, invista o tempo todo em sua credibilidade.
 

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda 

 

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