A Gestão Financeira é a área responsável por captar recursos e multiplicá-los. Seus objetivos são: planejar e providenciar recursos para manter a liquidez, e aplicar os recursos para maximizar a rentabilidade.
Toda empresa é criada para obtenção de lucro e, por isso, precisa se preocupar com a área financeira.
A atuação do profissional nessa área:
- Planejamento: incluindo as projeções de fluxo de caixa, de lucro operacional e do Patrimônio Líquido da empresa.
- Obtenção de Recursos: próprios e de terceiros.
- Aplicação dos Recursos: em Capital de Giro e em Capital Fixo.
É importante observar o funcionamento da empresa e seus ciclos:
- Ciclo Operacional de uma empresa industrial – período de tempo entre o desembolso para a compra da matéria prima até o recebimento do dinheiro da venda do produto acabado. Na empresa comercial, do momento da compra do produto até o recebimento da venda. Quando se trata de prestação de serviços, o ciclo é mais curto, entre o contrato e o recebimento.
- Ciclo de Caixa – período que mede o tempo entre a saída dos recursos para pagamento das compras e as entradas pelos recebimentos das vendas. À medida que esse ciclo diminui, o Giro aumenta, consequentemente, a necessidade de Caixa Operacional diminui. Se o Ciclo é negativo, a empresa está financiada por capital de terceiros. As decisões, enfim, se resumem em: tentar “empurrar” saídas para longe, ou “puxar” entradas para perto, ou aumentar as entradas, ou diminuir as saídas.
Assim, a primeira grande preocupação de um investidor (empresário) é ter a noção exata do mercado em que pretende atuar. Mais objetivamente, é identificar quanto de receita de vendas é capaz de pagar todos seus custos e despesas. Essa medida é que, formalmente, chama-se de PONTO DE EQUILÍBRIO. O estudo do PONTO DE EQUILÍBRIO é feito a partir de um raciocínio aritmético simples: abatendo-se da receita de vendas os custos e, quando houver, despesas variáveis, basta, com uma regra de três determinar quanto de vendas é preciso para pagar as despesas fixas.
Luiz Carlos Monteiro
Instrutor da LCM Treinamento Empresarial
Este conteúdo é abordado no curso “Gestão Financeira”. Veja o programa completo aqui.