Tanto para dar quanto para receber um feedback, é sempre difícil tomar a postura correta: o que dizer e como dizer. E muitas vezes, isso não é agradável. Porém, o feedback ajuda a melhorar o desempenho futuro e a visualizar possíveis resultados que poderão não ser alcançados, por mais que sejam desejados. Então, buscando melhorar sempre: dê e receba feedback.
Antes de tudo é preciso saber ouvir, sendo possível melhorar eficazmente esta capacidade se forem colocadas em prática as seguintes técnicas:
- Aprenda a permitir que os outros expressem seus pensamentos sem interrompê-los.
- Aprenda a ouvir nas “entrelinhas”, pois nem sempre o outro diz tudo só com palavras.
- Concentre-se em desenvolver a sua capacidade de retenção do que ouve. Faça anotações durante a interação. Escreva apenas o que for mais significativo.
- Não se exalte ou se irrite se as ideias do outro forem contrárias às suas convicções.
- Aprenda a “desprezar” as interferências e ruídos do ambiente.
- Você pode identificar seus pontos fracos ouvindo os outros e medir sua eficácia em ouvi-los.
Tenha sempre cuidado na hora do feedback com:
- Tom de voz
- Atitudes
- Expressões faciais
- Palavras a serem usadas
- Direcionamento do assunto
- Sinceridade de intenções e propósitos
- Objetividade
- Respeito
- Carinho
- Momento e local oportunos
- Credibilidade
- Empatia
- Escolha do instrumento de comunicação
- Percepção quanto aos efeitos que o feedback produz na hora e depois
Feedback é ferramenta essencial para aprimorar o desempenho de qualquer atividade.