A voz tem um impacto importante. Use-a como uma ferramenta aliada! Fale mais alto, fale mais baixo, mais rápido, mais devagar. Essa alternância ajuda a manter a atenção da plateia. Existem inúmeras técnicas para melhorar a forma de falar em público.

Dos recursos da voz, um representa ferramenta poderosa: a pausa. Ela um período de silêncio num discurso. Pode ser utilizada no fim de uma frase, ou como ponto de respiro entre partes de uma frase longa. Quando utilizada de forma correta, pode trazer mais benefícios do que se imagina:

  1. Dá tempo para que a audiência consiga refletir sobre o que acabou de ser dito – especialmente quando o apresentador mostrou algo profundo e que necessita de reflexão, ou uma quantidade muito grande de informação.
  2. Dá oportunidade ao apresentador para melhor estruturar a sua próxima frase. É impressionante quão melhor as nossas frases saem se tivermos alguns segundos para pensar antes de falar.
  3. Dá ao apresentador a oportunidade para respirar. Na pressa de tentar passar a maior quantidade possível de informação, muitos apresentadores se esquecem de respirar. Isso compromete claramente a qualidade e a potência da voz, impossibilitando a correta entoação e deixando o apresentador sem fôlego. E o nosso cérebro não consegue funcionar sem oxigênio.
  4. Permite ao apresentador terminar de forma elegante, de prestar atenção a um membro da audiência e focar-se noutro.
  5. Ajuda a prevenir o uso desnecessário de expressões “muletas”, como hããã, então, humm, bem, etc. Se a pausa for usada de forma estratégica, o apresentador não sentirá necessidade de utilizar esses recursos, tornando o discurso mais fluido.
  6. Acaba por fazer o apresentador falar mais calma e pausadamente. Quando estamos em frente de uma audiência temos a tendência para falar mais rápido, o que é contraproducente porque torna mais difícil a recepção da mensagem por parte da audiência.
  7. Gera expectativa sobre o que o apresentador vai dizer em seguida.

Além da pausa, outros aspectos da voz podem nos ajudar a tornar o conteúdo mais expressivo. São eles:

  • Entonação e melodia – Um discurso absolutamente regular, sem variações de tom e melodia, é capaz de entediar uma audiência em minutos, por melhor que seja o conteúdo. Ao treinar uma apresentação, pense em trechos e palavras que merecem destaque e incremente o seu discurso dando ênfase a esses pontos. Faça isso de maneira natural – exageros soam a falso e podem virar-se contra o apresentador.
  • Volume – Considerando que o seu objetivo é ser ouvido e passar confiança à audiência, esqueça a discrição e fale com boa impostação de voz. Para chamar a atenção da audiência para determinados trechos do discurso, experimente variar o volume – usando ora tons mais altos ora tons mais baixos, de forma a destacarem-se do restante. Mesmo que as apresentações sejam feitas com microfone, não fale muito suavemente. É preferível distanciar-se um pouco do microfone e falar mais alto do que manter o microfone muito próximo à boca e falar como se estivesse numa conversa corriqueira. Dificilmente um apresentador conseguirá transmitir paixão e entusiasmo se falar baixo.
  • Clareza – Articule bem as palavras, garantindo clareza e entendimento por parte da audiência.
  • Ênfase – Numa mesma frase, a ênfase numa ou noutra palavra pode mudar o foco da mensagem. Por exemplo: “o Rio está morrendo pelo excesso de poluição”. A palavra morrendo deve ser pronunciada com um ligeiro tom de amargura; a palavra excesso deve ser pronunciada mais destacada, cheia, mais alta, encorpada, que denote algo grande, muito grande e derramando, e a palavra poluição, com um timbre de voz e expressão facial que denote algo repulsivo, sujo, nojento.
  • Tom – É preciso haver coerência entre o tom do discurso utilizado pelo apresentador e o conteúdo a ser transmitido. Ninguém consegue revelar indignação ao falar suavemente, nem é possível demonstrar controle de uma situação com um tom desesperador. Certifique-se de você esteja conectado ao conteúdo da apresentação. Veja se está coerente com aquilo em que acredita e em função disso, ajuste o tom ao seu discurso.

 

 

Instrutor Carlos Alberto Motta

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda

 

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