Um dos temas mais abordados sobre Liderança e Administração nos dias de hoje é o tal Feedback. Mas o que é Feedback?

Segundo a Wikipedia (2009), em administração, feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta ou eventualidade executada por ela e objetiva reprimir, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações determinadas, executadas anteriormente.

Por exemplo, um colaborador realiza uma tarefa e seu superior logo após o evento dá uma resposta positiva ou negativa ao empregado, analisa e expõem os pontos onde o colaborador acertou e os pontos onde o colaborador precisa melhorar/aperfeiçoar, isto é um feedback.

Hoje em dia é consenso que todo bom líder deve dar Feedback aos seus colaboradores, pares, superiores e fornecedores. Todos entendem que feedback é uma boa prática, e é mesmo.

Mas o que quero discutir com vocês neste post não é nada sobre feedback, mas sim sobre feedforward. Acredito que o Feedforward seja ainda mais importante que o feedback nas empresas.

O QUE É ESSE TAL FEEDFORWARD?

Feedforward – É dar a alguém sugestões para o futuro que tivessem o máximo de utilidade.

O feedforward ao contrário do feedback minimiza erros antes que estes aconteçam. A vantagem do feedforward frente ao feedback se dá no ponto em que este vem antes do evento realizado.

O grande problema do feedback é que ele está baseado no passado enquanto o feedforward está sempre um passo a frente. O feedback é limitado e estático, e não expansivo e dinâmico.

A parte mais interessante do feedforward é porque antes do evento a ser realizado este pode ser debatido. Existe a possibilidade da troca de conhecimento e experiências. Funciona como um grande filtro de erros, os colaboradores adoram dar sugestões, os líderes podem aprender novas maneiras de trabalho com o feedforward. Ambos ganham com o feedforward, funcionários e patrão. Os colaboradores podem contribuir dizendo qual a maneira que imaginam realizar o trabalho e agregar valor. Os Líderes indicam a direção e como deve ser realizada a tarefa.

10 BOAS RAZÕES PARA PRATICAR O FEEDFORWARD

  1. Através do Feedforward podemos mudar o futuro, podemos discutir como as coisas são feitas.
  2. É melhor indicar caminhos para alguém acertar do que apontar os erros. Feedback negativo geralmente se resume em provar que o outro está errado, e o quanto alguém é melhor do que outro. O feedforward se concentra nas soluções.
  3. As pessoas gostam de receber boas sugestões que contribuam para alcançar suas metas.
  4. O feedforward anda em qualquer direção na hierarquia da empresa.
  5. Às vezes, as pessoas levam o feedback para o lado pessoal. Com o feedforward, isso não acontece.
  6.  O feedforward parte do princípio de que as pessoas são capazes de fazer mudanças positivas para o futuro. O feedback tende a reforçar os estereótipos, as previsões de autossatisfação e o sentimento de fracasso.
  7. As pessoas não gostam de receber críticas, mesmo que sejam construtivas.
  8. Mesmo que erros aconteçam a mentalidade do feedforward está em solucionar erros do futuro. O que passou, passou. Vamos acertar na frente.
  9. O feedforward tem o espírito esportivo de propor ideias e soluções.
  10. O feedforward pode qualquer um da hierarquia organizacional, pode ser utilizado por diretores, líderes, gerentes, colegas de trabalho e membros da equipe. Não existem julgamentos.

Líderes prestem atenção! O feedback aponta erros do passado, mas o feedforward MUDA O FUTURO!
 

Escrito por darciomartins / novembro 12, 2009 em 3:58 pm / Publicado em Business, Recursos Humanos Etiquetado com administração, Feedback, feedforward, líderes

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