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Cursos abertos

REDAÇÃO DE RELATÓRIOS



Objetivos:

- Capacitar o profissional a redigir relatórios completos, coerentes e compreensíveis, contribuindo desta forma, para uniformização e suprimento adequado das necessidades informacionais dos profissionais que os utilizam para tomada de decisões.
- Aprimorar o processo de redação de relatórios no que diz respeito à comunicabilidade, à linguagem, a gramaticalidade e à utilização de elementos próprios à estrutura da comunicação corporativa.

Informações:

Data: 23/11/2017 e 24/11/2017
Horário: 8:30h às 17:30h
Instrutor(a): Carlos Alberto Motta  Ver perfil
Local: Guanabara Palace Hotel
Endereço: Av. Presidente Vargas, 392 – Centro – RJ

Taxa de Inscrição:

Até 10/11/2017 – Valor: R$ 1.590,00
Após 10/11/2017 – Valor: R$ 1.700,00


Inclusos: almoço, coffee break, material didático e certificado

Carga horária: 16 horas (2 dias)

 

Programa:

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS: Como devem ser os relatórios
- Completos, dentro dos limites estabelecidos por sua aplicação.
- Coerentes, claros e precisos.
- Compreensíveis, para pessoal qualificado que não participou da sua elaboração.

A ESTRUTURA DOS RELATÓRIOS: Como elaborar
- Apresentação, origem, parecer técnico.
- Análise, recomendações, anexos.
- Sumário executivo.
- Os modelos de abertura e de fechamento.

PRINCIPAIS DICAS E CUIDADOS: na Redação de Relatórios
- Rebuscamentos desnecessários de linguagem.
- Falta de especificidade na escolha da palavra.
- Utilização de termos genéricos.
- Emprego de jargões e frases estereotipadas.
- Utilização de períodos excessivamente longos.
- Ausência de coerência textual.

PARTE PRÁTICA:
PLANEJAMENTO PRÉVIO
- Definir o objetivo e o propósito de um relatório.
- Buscar o que o leitor sabe e precisa saber de um relatório.
- Separar o que é essencial do que é relevante e acessório.
- Definir quais informações serão detalhadas.
- Desenvolver o sequenciamento mais eficiente para as informações.

DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
- Como usar adequadamente a linguagem técnica e manter uniforme a terminologia.
- Como ser conciso.
- Elaboração de títulos eficazes para as seções do relatório.
- O uso de figuras, tabelas, anexos, notas de texto e notas de rodapé.
- A numeração de seções e subseções.
- Quando, como e por que usar números no texto do relatório.

ASPECTOS REDACIONAIS
- O uso do deve, pode convém na redação de procedimentos.
- Como e quando usar a voz passiva.
- Redação de frases e parágrafos curtos.
- Segmentação de informações, mantendo coesão e coerência do texto.
- Algumas normas e critérios de editoração.

Informações adicionais com Adriana (21) 3509.1280 ou 98212.5554
lcm@lcmtreinamento.com.br



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