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Cursos abertos

PDL-PROG. DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES



Objetivos:

Fortalecer  competências fundamentais para que os Líderes/Gestores possam desempenhar uma liderança capaz de influenciar pessoas proporcionando o engajamento e motivação de suas equipes, representando uma forte alavanca no diferencial competitivo da empresa, resultante do compromisso com os objetivos do negócio.

Informações:

Data: 18/07/2017, 19/07/2017 e 20/07/2017
Horário: 08:30 às 17:30h
Instrutor(a): Ana Miranda  Ver perfil
Instrutor(a): Fátima Salvador  Ver perfil
Local: Guanabara Palace Hotel
Endereço: Av. Presidente Vargas, 92 - Centro / RJ

Taxa de Inscrição:

Até: 07/07/2017 – Valor: R$ 2.660,00
Após: 07/07/2017 – Valor: R$ 2.960,00


Inclusos: almoço, coffee break, material didático e certificado

Carga horária: 24 horas (3 dias)

 

Programa:

MÓDULO 1: O PAPEL DO LÍDER DE PESSOAS E PROCESSOS
O CONTEXTO DA LIDERANÇA
- Cenário e tendências das organizações.
- O que é Liderança e o que significa “Ser Líder”.
- Modernos conceitos de gestão & liderança: Ser Líder x Ser Chefe.
- Competências críticas para uma liderança focada em resultados.

PAPEL E PRINCÍPIOS DO LÍDER
- Identificar e satisfazer as necessidades dos liderados.
- Ser cuidadoso e justo em avaliações / julgamentos.
- Demonstrar respeito às pessoas.
- Desenvolver a autoridade para tornar-se líder.
- “Ser Modelo” – sua atuação como exemplo para equipe.
- O líder gerenciando processos tais como planejamento, inovação e tarefas.

OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS DO LÍDER
- Por que as pessoas entendem, concordam e não fazem?
- Lidando com pessoas difíceis e resistentes.
- Lidando com erros.

DA GESTÃO DE SI À GESTÃO DO OUTRO
- Competências intrapessoais: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, resiliência, flexibilidade, adaptabilidade.
- Competências interpessoais: empatia, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação e assertividade.

MÓDULO 2: AUTOCONHECIMENTO E ESTILOS DE LIDERANÇA
AUTOCONHECIMENTO
- Aplicação do Instrumento de Análise de Perfil - Questionário BELBIN.
- Identificação do Perfil Pessoal e Papel na Equipe.
- Análise individual das características, pontos fortes, pontos críticos, habilidades comportamentais.
- Analise de suas interações com outros Perfis da Equipe.
- Estratégias para ampliar o desempenho individual.
- Como cada papel poderá contribuir para o sucesso da equipe.

ESTILOS DE LIDERANÇA
- Capacidade diagnóstica – com base na teoria da Liderança Situacional.
- Como incentivar o trabalho em equipe.
- Como lidar com as diferenças dos membros das equipes.
- A abordagem situacional: desempenhos diferentes requerem estratégias diversificadas de liderança.

MÓDULO 3: COMUNICAÇÃO E FEEDBACK
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
- Comunicação Verbal: Saber expressar-se: expressar-se com eficácia; clareza e objetividade; Saber ouvir : ouvir ativamente; “a arte de ouvir”.
- Comunicação Não Verbal: Saber lidar com sinais de receptividade e de resistência; Saber dizer “não” sem comprometer a relação.
- Comunicação assertiva: O que é assertividade e sua importância no processo de comunicação.

FEEDBACK: Como instrumento de comunicação
- Sensibilização para o momento da devolutiva ? feedback.
- Percepção do “poder” desse instrumento.

O PROCESSO DE FEEDBACK: Dicas essenciais
- Visão sobre a técnica de DAR E RECEBER Feedbacks.
- Fatores que interferem: Frequência, local, postura e credibilidade.
- Tipos principais de Feedbacks: construtivo, destrutivo; corretivo e interativo.

FEEDBACK: Dicas e cuidados fundamentais
- Metas como balizadores para o feedback.
- As relações interprofissionais no pós feedback.
- Cuidados fundamentais e dicas valiosas no processo de feedback.

MÓDULO 4: LÍDER COACH
SOBRE COACHING
- O que é Coaching?
- Ganhos institucionais e individuais do modelo Coaching de liderança.
- A relação entre Coaching e Liderança.

O LÍDER COACH
- O que é o Líder Coach e como se tornar um.
- Atitudes e atribuições do Líder-Coaching no contexto organizacional.
- Identificação de gaps individuais entre os comportamentos/atitudes avaliados e os esperados.
- Identificação dos principais talentos e forças individuais.

OS DESAFIOS DO LÍDER COACH
- Autossustentação emocional e segurança pessoal.
- Administração de conflitos internos e externos.
- Comunicação interpessoal – expressar-se de forma influenciadora e ser capaz de ouvir empaticamente.

APLICAÇÃO PRÁTICA DE TÉCNICAS DE COACHING
- Quando e como usar as técnicas de Coaching.
- Ferramentas básicas de Coaching.
- Análise SWOT Pessoal.

MÓDULO 5: CONSTRUÇÃO DE EQUIPES EFICAZES
A LIDERANÇA E A GESTÃO DE EQUIPES
- A influência do Líder nas Equipes.
- Estágios de equipe segundo Tuckman.
- Atitudes e características do Líder no trabalho em equipe.
- Influências do Líder para manter ritmo e a visão comum da equipe.

INTERAÇÃO DO LÍDER COM SUA EQUIPE
- Como otimizar as relações interpessoais.
- Como orientar sem fazer por.
- Como inspirar para ação.
- Como lidar com erros.
- Como lidar com as individualidades sem perder a visão do coletivo.

DELEGAÇÃO
- Os aspectos que envolvem a delegação eficaz.
- O exercício da autoridade para alocar recursos e obter resultados.
- As razões pelas quais os gestores relutam em delegar.
- Delegação: gerando tempo livre, obstáculos a uma delegação eficiente.

MOTIVAÇÃO: Criando ambiente motivador
- De onde vem a motivação.
- A influência do líder no processo de motivação (indivíduos/ grupos).
- Identificação de estratégias para o seu gerenciamento.

MÓDULO 6: PLANEJAMENTO E FOCO EM RESULTADOS
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E PRIORIDADES
- Urgente, Importante ou Circunstancial?
- Definição de prioridades com foco em resultados sustentáveis.
- Viés do presente: foco no agora versus foco no depois.

PLANEJAMENTO EM DESTAQUE
- O que é planejar bem e por que se ganha tempo.
- O uso da matriz 5W2H para planejamento.
- Definição de objetivos: específico – realistas – realizáveis
- Como realizar planejamento para curto, médio e longo prazos.

ORGANIZAÇÃO PRÁTICA DO TRABALHO
- Análise da carga de trabalho em relação ao tempo disponível.
- Registro das atividades diárias: como montar uma agenda eficaz.
- Principais desperdiçadores de tempo.
- Como lidar com: interrupções, pedidos, visitas e telefonemas inesperados, uso inadequado do email e da internet, Burocracia desnecessária e material impresso, mudanças de prioridades.

Informações adicionais com Adriana (21) 3509.1280 ou 98212.5554
lcm@lcmtreinamento.com.br



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