Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
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Melhoria Contínua

Objetivos:

Capacitar os participantes no uso de metodologias e ferramentas que permitam abordar a realização de projetos de melhoria na organização para que sejam capazes de:

- Promover a Melhoria Contínua.
- Aplicar o método de Melhoria Contínua e ferramentas associadas a cada fase do mesmo.
- Participar ativamente de Grupos de Melhoria.

Carga-horária: 16 horas

Conteúdo:

ENTENDENDO O QUE É O KAIZEN (= Mudar para melhor):

Guarda-chuva que abrange várias técnicas de melhoria contínua;

- Utilizando de forma eficiente o PDCA: Planejar, Fazer, Checar e Tomar ações para melhorar;
- Checklist para a melhoria de um processo de trabalho;
- Aplicando o modelo DILO (A Day in The Life Of);
- Melhorando o entendimento e priorizando as ações: 6W e 2H, Método SMART, Matriz GUT.

ENTENDENDO O QUE É KAIKAKU:

Mudança Radical em uma empresa através de um projeto

- Localmente inovador de capital intenso: Aumentar o grau de automação em uma empresa. (Ex.: SW para automatizar processos ou SW para desdobrar as estratégias em plano de metas);
- Localmente inovador de operação fechada: Introduzir metodologia de trabalho conhecida, mas nova para a empresa. (Ex.: SIPOC em processos hospitalares);
- Radicalmente inovador de capital intenso: Introduzir tecnologia de produção inovadora. (Ex.: Supermercados TESCO na Coréia do Sul).
- Radicalmente inovador de operação fechada: Implementar novas soluções que são novas para o segmento. (Ex.: Pré-sal Petrobras).

PROCESSO PARA IMPLEMENTAR A MELHORIA CONTÍNUA (KAIZEN)

Conforme estabelecido pelas normas da família ISO 9000: Demonstração da fase P do processo através do caso da American Airlines.

P

- Análise e avaliação da situação existente para identificar áreas para melhoria; (Uso do Checklist);
- Estabelecimento dos objetivos para melhoria (Modelo DILO);
- Pesquisa de possíveis soluções para atingir os objetivos (6W e 2H);
- Avaliação e seleção dessas soluções (Método SMART e Matriz GUT).

D

- O Implementação da solução escolhida.

C

- O Medição, verificação, análise e avaliação dos resultados da implementação para determinar se os objetivos foram atendidos.

A

- O Formalização das alterações, caso necessário.



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