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MASP – PDCA – FMEA – Análise de Falhas

Objetivos:

- Capacitar o participante a entender, mapear e aplicar uma metodologia de solução de problemas  em um processo de  produção ou serviços.
- Fundamentar os conceitos de qualidade, priorização e análise de dados.
- Proporcionar conhecimentos sobre princípios de estatística em nível intermediário, através da utilização das funções estatísticas do Excel, objetivando a construção e interpretação de informações para tomada de decisões referentes à solução de problemas e controle de processos de qualidade.

Carga-horária: 16 horas

Conteúdo:

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

- Conceitos fundamentais: o que é um problema?
- Organizar: categorias de identificação.
- Análise de causa e efeito: contextualização em exemplos práticos.
- Abordagens de solução.

2. AS FERRAMENTAS BÁSICAS DE ESTATÍSTICA: no Excel

- Ativar a biblioteca de suplementos estatísticos do software Excel®.
- Concretizar conceitos com o auxílio do software:
- Estatística Descritiva .
- Análise de Tendência e Regressão Linear.

3. PREPARAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS : as ferramentas da qualidade

- Brainstorming
- Histograma.
- Folha de verificação.
- Diagrama de Pareto.
- Fluxograma.
- Cartas de controle (média e amplitude).
- Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
- Diagrama de dispersão.
- Matriz GUT
- 5W 2H 1S: What, why, who, where, when, how, how much, status..

4. MASP – MÉTODO DE ANÁLISE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

- Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Action).
- Metodologia  8D :
- Formar equipe;
- Descrição do problema;
- Ações de Contenção;
- Definição da causa raiz;
- Medidas corretivas não permanentes;
- Medidas corretivas permanentes;
- Medidas preventivas;
- Revisão e aprovação.

5. FMEA (Análise dos modos de falhas e seus efeitos)

- Função: Características e medidas.
- Modo de Falha Potencial: Completa, Parcial, Intermitente, Excesso da função, Indesejada.
- Efeitos Potenciais de Falha: segurança; cliente final/ internos, manufatura, montagem e serviços.
- Severidade: Padrão ou personalizada.
- Causas Potenciais / Mecanismos de falha.
- Ocorrência: Padrão ou personalizada.
- Controle: Preventivo, Detecção.
- Detecção: Padrão ou personalizada.
- RPN (número de prioridade de Risco).
- Ações Recomendadas.
- Responsáveis/ Data Alvo/ Resultado das Ações.



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