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MASP – PDCA – FMEA – Análise de Falhas

Objetivos:

– Capacitar o participante a entender, mapear e aplicar uma metodologia de solução de problemas  em um processo de  produção ou serviços.
– Fundamentar os conceitos de qualidade, priorização e análise de dados.
– Proporcionar conhecimentos sobre princípios de estatística em nível intermediário, através da utilização das funções estatísticas do Excel, objetivando a construção e interpretação de informações para tomada de decisões referentes à solução de problemas e controle de processos de qualidade.

Carga-horária: 16 horas

Conteúdo:

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

– Conceitos fundamentais: o que é um problema?
– Organizar: categorias de identificação.
– Análise de causa e efeito: contextualização em exemplos práticos.
– Abordagens de solução.

2. AS FERRAMENTAS BÁSICAS DE ESTATÍSTICA: no Excel

– Ativar a biblioteca de suplementos estatísticos do software Excel®.
– Concretizar conceitos com o auxílio do software:
– Estatística Descritiva .
– Análise de Tendência e Regressão Linear.

3. PREPARAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS : as ferramentas da qualidade

– Brainstorming
– Histograma.
– Folha de verificação.
– Diagrama de Pareto.
– Fluxograma.
– Cartas de controle (média e amplitude).
– Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe).
– Diagrama de dispersão.
– Matriz GUT
– 5W 2H 1S: What, why, who, where, when, how, how much, status..

4. MASP – MÉTODO DE ANÁLISE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

– Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Action).
– Metodologia  8D :
– Formar equipe;
– Descrição do problema;
– Ações de Contenção;
– Definição da causa raiz;
– Medidas corretivas não permanentes;
– Medidas corretivas permanentes;
– Medidas preventivas;
– Revisão e aprovação.

5. FMEA (Análise dos modos de falhas e seus efeitos)

– Função: Características e medidas.
– Modo de Falha Potencial: Completa, Parcial, Intermitente, Excesso da função, Indesejada.
– Efeitos Potenciais de Falha: segurança; cliente final/ internos, manufatura, montagem e serviços.
– Severidade: Padrão ou personalizada.
– Causas Potenciais / Mecanismos de falha.
– Ocorrência: Padrão ou personalizada.
– Controle: Preventivo, Detecção.
– Detecção: Padrão ou personalizada.
– RPN (número de prioridade de Risco).
– Ações Recomendadas.
– Responsáveis/ Data Alvo/ Resultado das Ações.



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