Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Indicadores de Desempenho

Considerações Iniciais:

Necessidade e oportunidade para capacitar os participantes em conceitos e práticas de indicadores de desempenho, com o fim de permitir, mediante aplicação de ferramentas estatísticas, melhorar continuamente a produtividade das organizações públicas e privadas, bem reduzir ou eliminar o nível de desperdício (problema crucial).

Objetivos:

- Conscientizar sobre a necessidade de medir o desempenho dos processos de trabalho, como premissa para o gerenciamento de pessoas, programas e atividades;
- Desenvolver e implementar um sistema simples e prático de indicadores, capaz de aprimorar continuamente o desempenho nas diferentes dimensões dos negócios (clientes, processos internos, orçamento e finanças, e aprendizado e inovação);
- Aprofundar a compreensão da produtividade dos negócios (combinação de eficácia e de eficiência), assegurando a melhoria das entregas e redução consistente dos custos.

Desempenho esperado:

- Desmistificação sobre avaliação quantitativa de processos, produtos e serviços;
- Aprofundamento do significado e importância da gestão objetiva dos negócios;
- Melhoria da visão sistêmica do negócio;
- Melhoria do trabalho em equipe e quebra de resistências às inovações;
- Melhoria da capacidade de análise crítica para examinar e a propor soluções tendentes à melhoria da produtividade e redução dos desperdícios;
- Proposição de soluções para a implementação de sistema de indicadores de desempenho.

Carga-horária: 16 horas

Conteúdo:

- A organização como instituição produtiva e sustentada.
- Indicadores, gestão e burocratismo.
- Introdução à gestão das organizações.
- Operação e Melhorias Contínuas (Gestão Enxuta / Lean).
- A essência dos indicadores – conceitos e gestão por indicadores.
- Metodologia para implementar Sistemas de Indicadores.
- Análise de dados aplicada a indicadores.
- Exercícios de análise de dados com uso do Excel.
- Introdução à Gestão Sustentada.
- Exemplos de indicadores em processos e negócios.



« Voltar para outros cursos dessa área