Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Indicadores de Desempenho

Considerações Iniciais:

Necessidade e oportunidade para capacitar os participantes em conceitos e práticas de indicadores de desempenho, com o fim de permitir, mediante aplicação de ferramentas estatísticas, melhorar continuamente a produtividade das organizações públicas e privadas, bem reduzir ou eliminar o nível de desperdício (problema crucial).

Objetivos:

– Conscientizar sobre a necessidade de medir o desempenho dos processos de trabalho, como premissa para o gerenciamento de pessoas, programas e atividades;
– Desenvolver e implementar um sistema simples e prático de indicadores, capaz de aprimorar continuamente o desempenho nas diferentes dimensões dos negócios (clientes, processos internos, orçamento e finanças, e aprendizado e inovação);
– Aprofundar a compreensão da produtividade dos negócios (combinação de eficácia e de eficiência), assegurando a melhoria das entregas e redução consistente dos custos.

Desempenho esperado:

– Desmistificação sobre avaliação quantitativa de processos, produtos e serviços;
– Aprofundamento do significado e importância da gestão objetiva dos negócios;
– Melhoria da visão sistêmica do negócio;
– Melhoria do trabalho em equipe e quebra de resistências às inovações;
– Melhoria da capacidade de análise crítica para examinar e a propor soluções tendentes à melhoria da produtividade e redução dos desperdícios;
– Proposição de soluções para a implementação de sistema de indicadores de desempenho.

Carga-horária: 16 horas

Conteúdo:

– A organização como instituição produtiva e sustentada.
– Indicadores, gestão e burocratismo.
– Introdução à gestão das organizações.
– Operação e Melhorias Contínuas (Gestão Enxuta / Lean).
– A essência dos indicadores – conceitos e gestão por indicadores.
– Metodologia para implementar Sistemas de Indicadores.
– Análise de dados aplicada a indicadores.
– Exercícios de análise de dados com uso do Excel.
– Introdução à Gestão Sustentada.
– Exemplos de indicadores em processos e negócios.



« Voltar para outros cursos dessa área