Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Consultores Internos

Objetivos:

• Desenvolver posturas e habilidades que caracterizam um novo perfil do consultor interno e geram resultados positivos nesse processo de “consultoria interna”.
• Instrumentalizá-los com ferramentas adequadas de comunicação com os Gestores e com as equipes, para prospecção de necessidades reais.
• Ampliar a capacitação técnica e metodológica dos consultores, visando prepará-los para uma atuação que expresse elevado nível de qualidade e valor em relação ao serviço de consultoria nas diversas áreas.

Carga-horária: 16 horas

Conteúdo:

1 – CONTEXTUALIZANDO
O que é consultoria interna e qual o papel do Consultor.
Atuação localizada: criação de valor através de pessoas.
Diagnóstico das necessidades da área: uso do planejamento x “apagar incêndio”.
Perfil do Consultor interno: técnico e emocional.
As competências e habilidades essenciais ao consultor.
Visão do negócio da empresa e a evolução da área de Recursos Humanos.

2 – RELACIONAMENTO COM OS GESTORES DA ÁREA
A sinergia e a empatia com o Gestor e sua equipe.
Desenvolvimento do clima de confiança na relação com o gestor.
As dificuldades mais comuns nesta relação.
Reconhecimento dos próprios pontos frágeis e dificuldades.
Posturas e comportamentos diante do Gestor e da Equipe.

3 – PRINCIPAL FERRAMENTA DO RH: A COMUNICAÇÃO
Saber ouvir ativamente; Ouvir o “não dito”.
Diagnóstico do que o cliente realmente precisa (e muitas vezes não sabe).
Principais distorções da comunicação intersetorial e intra-equipes.
Técnicas para confirmação de entendimento.
Técnicas para dar e receber Feedbacks.

4 – VISÃO DAS FASES DA CONSULTORIA EFICAZ

FASE 1 – O Contato Inicial
• Investigação de qual é a demanda. Expectativas do Cliente.
• Definindo responsabilidades. Como e quando iniciar o projeto.

FASE 2 – Coleta de Dados e Diagnóstico

• Rompendo resistências. Obtendo as informações e os dados na fonte.
• Buscando o ponto de vista do cliente.
• Empatizar o cliente quanto às causas e às soluções.
• Detectando a real demanda. Expondo seus próprios pontos de vista.

FASE 3 – Planejamento
• Tratando, decodificando e aglutinando dados e informações.
• O processo de análise das informações.
• Escolhendo junto com o cliente as melhores ações.
• Definição de métodos e prazos.

FASE 4 – Implementação
• Colocando o projeto em ação. Quem faz o quê?
• Acompanhando todos os envolvidos na ação.
• Apresentando resultados tangíveis e mensuráveis.

FASE 5 – Avaliação
• Identificar se o projeto atingiu seus objetivos.
• Identificar nível de satisfação do cliente.
• Identificar se projeto está concluído.
• Outros desdobramentos? Quais?



« Voltar para outros cursos dessa área