Treinamentos Empresariais
para desenvolvimento de pessoas
CONTATO
21 3509.1280
Categories Menu

Gerson Pech


FORMAÇÃO

MBA em Gestão de Projetos – FGV 2003

Seu trabalho individual de conclusão de curso, A Utilização de Processos de Gerência de Projeto em um Programa de Avaliação de Desempenho e Produtividade Aplicado à Tecnologia da Informação e Comunicação, foi escolhido para participar do Project Management Day da FGV, em 2004.

Doutorado em Ciências – CBPF 1996 (conceito máximo da Capes).

Tese desenvolvida utilizando a técnica de Monte Carlo (que utiliza agora na gestão de riscos em projetos) para simular modelos fenomenológicos de produção de partículas. Durante o desenvolvimento da tese foi co-autor de três artigos publicados em revistas internacionais com classificação A do CNPq.

Mestrado em Ciências – CBPF 1989.

Tese desenvolvida utilizando a técnica de Monte Carlo para simular modelos astrofísicos para o movimento de galáxias e grupos de galáxias. Sua tese foi publicada na revista italiana “Il Nuovo Cimento”.

Bacharelado em Física – UFRJ 1986.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1991 – atual).

Professor desde 1991. Leciona nos cursos de Física e Engenharia.

Diretor de Tecnologia da Informação da instituição. Gerenciou vários contratos de TI e desenvolveu processos de melhoria de desempenho nos projetos da área.

Gerente do Projeto de Business Intelligence da instituição. Responsável direto pelo seu orçamento, contratações e resultados.

Diretor de Informática. Consolidou todos os seus sistemas corporativos de informação com custo real compatível com o planejado. Como Diretor respondeu diretamente pelos projetos de infra-estrutura computacional da organização.

PROFESSOR

Fundação Getúlio Vargas – FGV (2004 – atual) : Professor regular do MBA em Gerência de Projetos da FGV desde 2004. Nesse curso, leciona as disciplinas: Fundamentos de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão de Comunicações, Gestão de Escopo, Gestão de Tempo, Gestão de Riscos e Metodologia Científica.

Professor de turmas de gerenciamento de projetos in company, tendo ministrado disciplinas em várias organizações, tais como, Gerdau, Usiminas, Telemar, Chemtech, Furnas, El Paso e Petrobras.

Integrou, na FGV, um grupo de consultores especializados em Análise de Riscos de Projetos que trabalharam no desenvolvimento de um método de gestão que engloba: governança, planejamento estratégico, gestão de processos e gerenciamento de riscos.

PUBLICAÇÃO PELA FGV

É coautor do livro Gerenciamento de Comunicações em Projetos, da série Gestão de Projetos – FGV Management, editado pela FGV, 2014.

CONSULTOR

Dinsmore Associates – DA (2005 – 2010).

Consultor em Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Riscos, esteve à frente, recentemente, de dois projetos de consultoria para Gestão de Riscos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) implantando processos de planejamento e controle dos riscos desse projeto.

Harmony Consulting (2010 – atual).

Consultor da Harmony Consulting, empresa com foco em estratégia e gestão de riscos.

Em 2013/2014 desenvolveu o procedimento de Gestão de Riscos para a Construtora Queiroz Galvão englobando todas as fases de seus empreendimentos desde a prospecção até a execução. Desenvolveu, também, para a mesma organização o mapeamento dos processos de gestão de riscos englobando, planejamento, identificação, análise, plano de respostas e controle dos riscos dos empreendimentos.

PUBLICAÇÕES RECENTES

PECH, G. e Santo, L.C.E. Metodologia de Aprendizagem por Riscos: uma simulação para projetos de inovação, Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, dezembro de 2015.

Ribeiro, C.A.B e PECH, G. Fatores Contribuintes Decisivos Para Maturidade em Gerenciamento de Projetos Segundo Um Núcleo de Especialistas: Uma Perspectiva Pela Análise de Conteúdo. Anais do III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (ISSN 2317-8302), UNINOVE, São Paulo, 2014.

PECH, G. e Ribeiro, C.A.B. Sete Lacunas do ‘Modelo Padrão’ de Gerenciamento de Riscos. Anais do IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão (ISSN 1984-9354), Firjan, Rio de Janeiro, 2013.


« Voltar para a lista de consultores