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Comunicação Interna

A informação, produto da Comunicação Interna, é um dos aspectos primordiais do marketing interno. Esta deve originar-se no topo da pirâmide organizacional e é disseminada aos demais níveis sob a responsabilidade de quem cria e detêm o produto da comunicação, ou seja, a direção da empresa. Esta deve selecionar as informações e escolher os instrumentos de distribuição. Para Brum, há duas estratégias básicas relacionadas com a Comunicação Interna. A primeira focaliza a empresa e visa basicamente alterar o comportamento dos funcionários, promovendo o compromisso e a lealdade para com a organização. A segunda estratégia, focalizada na tarefa, tem seus objetivos relacionados à melhoria dos serviços ou dos processos de produção.

Vários são os instrumentos que podem ser utilizados para a implantação de um processo de sucesso. É importante destacar que os instrumentos devem ser adequados à realidade da empresa e devem ser executados a partir de um plano de implantação. Os instrumentos tradicionalmente utilizados pelo marketing para a comunicação interna são folders, material promocional, pesquisa de satisfação, painéis, comerciais, jornal, atividades festivas com clientes, entre outros. Alguns aspectos devem ser considerados na definição dos instrumentos utilizados internamente como: contatos diretos entre os diversos níveis da empresa, processos de recompensa para o grupo e uma ampla rede de comunicação entre todos os níveis da empresa.

Brum (1998) relaciona os instrumentos operacionais que podem ser utilizados:

  • Confecção de vídeos que podem ser institucionais, de apresentação dos produtos (tem como objetivo colocar em contato direto a equipe interna com a realidade em que o seu produto é utilizado);
  • Manuais técnicos e educativos os quais apresentam os produtos, os serviços os lançamentos, as tendências (em relação à tecnologia e à moda);
  • Revista com história em quadrinhos;
  • Jornal interno com a utilização de vários encartes, como, por exemplo, área de recursos humanos, projetos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede;
  • Cartazes motivacionais, informativos e de forma de quebra-cabeça, sempre com o objetivo de passar novas informações para equipe interna;
  • Canais diretos (reunião com o diretor, presidência ou ouvidor interno);
  • Palestras internas, programas para apresentar as novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve;
  • Grife interna que pode ser utilizada em roupas, bonés e acessórios;
  • Memória, ou seja, o resgate da história da empresa, com objetivo de passar a evolução da mesma, às pessoas que a desconhecem;
  • Rádio interno para a divulgação de notícias;
  • Vídeo jornal para a divulgação de lançamentos, pronunciamentos de diretores e gerentes;
  • Intranet;
  • Convenções internas: uso da equipe interna para divulgação de atividades;
  • Manuais de integração: muito utilizados para divulgação de alguns aspectos da cultura organizacional.

Instrutor Wagner de Pádua Filho