Em qualquer organização, a comunicação hoje é uma questão de sobrevivência profissional. As pessoas se comunicam de um jeito ou de outro, mas é grande o número daquelas que não transmitem suas mensagens e não procuram meios para aperfeiçoar o seu maior e melhor instrumento de trabalho: a comunicação.
A forma como nos expressamos e entendemos a ideia dos outros tem a ver diretamente com a nossa carreira, nossos objetivos profissionais assim como com as nossas relações pessoais e de negócios.

O QUE É CONSIDERADO EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO?
O primeiro ponto fundamental é fazermo-nos entender em nossas mensagens, de forma que o nosso receptor: (professor, amigo, familiares, cliente, juiz) possa responder de preferência na direção do que gostaríamos de ouvir.
Sendo uma via de duas mãos, profissionalmente nos comunicamos para fazer com que as coisas aconteçam, obter e passar informações, tomar decisões, relacionarmos com as pessoas, persuadi-las, convencê-las e seduzi-las.
De acordo com o objetivo de nossa mensagem é importante que sejamos claros, breves e diretos, despertando o interesse e a atenção de nosso interlocutor e certificando-se sempre se a mensagem foi entendida.
Saibamos ser bons ouvintes, fazermos as perguntas certas na hora certa, para a pessoa certa. Um cliente, normalmente quer também ser ouvido em suas necessidades e anseios. A nossa sensibilidade e perspicácia, certamente serão fatores fundamentais neste processo interativo.
Atenção à receptividade, espírito de confiança e segurança, eles podem medir o nosso grau de comunicação com as pessoas.
Admitir os erros, encarar as falhas como parte da aprendizagem pode nos ajudar profundamente a rever o nosso processo comunicativo, buscando cada vez mais o aperfeiçoamento no ato de comunicação.
Você se considera um bom profissional? Então esteja atento a estas informações.

COMUNICAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICO E RH
Como você vê a Comunicação na Gestão das Pessoas? Quais as características da Comunicação na gestão das pessoas em sua empresa? Existe um modelo de Comunicação Administrativa Taylorista ou de Relações Humanas?
É importante ressaltar que as políticas de gestão de pessoas devem ser consistentes, aplicáveis, compreensíveis, razoáveis e, principalmente, comunicadas. Peter Roussel afirma que “atualmente cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação ou da ausência dela.” Portanto, é preciso RECONHECER que a comunicação no ambiente de trabalho não é um dado da natureza, precisa ser trabalhada. É preciso COMPREENDER que a comunicação grupal é complexa, e por isso, agir com clareza, transparência e verdade é fundamental. Segundo Peter Drucker, “60 % de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação”, principalmente quando se trata da comunicação descendente, que resulta em problemas de envolvimento e participação.
Pesquisas apontam que 90% dos funcionários indicam que os problemas de ruídos nascem na comunicação descendente e apenas 10 % estaria na comunicação ascendente. Gerando assim uma comunicação interpessoal lateral, criando grupos informais fora do controle da empresa.
A Marlene Marchiori diz que, embora a comunicação com os colaboradores já seja reconhecida como fundamental pela maioria dos empresários, “nessa matéria, quase todo mundo fica em recuperação. Apesar de terem derrubado paredes e achatado os organogramas, as empresas, na prática, ainda não conseguiram que as informações circulem como os funcionários gostariam”.
Para atingir a eficácia empresarial através dos sistemas comunicacionais, a empresa precisa direcionar sua comunicação, ajustando seu discurso, estudando as habilidades e disposição das fontes e receptores, a natureza técnica dos canais, a complexidade e/ou simplicidade dos conteúdos, a oportunidade e regularidade dos fluxos, o tamanho dos grupos. Enfim, trabalhar a Comunicação Interna.
Em uma organização que prima por uma autêntica cultura de comunicação todos os seus integrantes se sentem envolvidos por ela e almeja, apesar das diferenças ou mesmo das oposições, o desenvolvimento pessoal ou institucional.

DESATUALIZAÇÃO NAS NORMATIVAS
Acompanhar a evolução do mundo nos últimos tempos não tem sido uma tarefa fácil. Smartphones, netbooks, blogs, twitter, audiobook, TV digital. As notícias giram pelo globo com a velocidade da luz, literalmente. Há uma enxurrada de informações que chegam aos nossos ouvidos, aos nossos olhos, nas nossas caixas de entrada.
São torpedos, e-mails, internet com imagem. Mas, como digerir e processar toda essa enorme quantidade de informação? Informação é sinônimo de conhecimento? Ler e tentar assimilar tudo o que nos chega faz com que tenhamos tempo suficiente para nos dedicar àquilo que nos faz crescer e ser feliz? Será que a sensação de cansaço e falta de tempo não é resultado desse bombardeio de informação, fazendo com que nos sintamos confusos e reticentes?
A evolução é inevitável e é para todos. Temos que nos acostumar e, mais do que isso, nos adaptar à nova realidade. Saem-se melhor aqueles que conseguem superar os desafios e tirar proveito das oportunidades. As pequenas e médias empresas brasileiras que adotarem o quanto antes as normas, certamente estarão um passo à frente dos seus concorrentes.
Essa é uma prática de governança corporativa – mais uma novidade no cenário empresarial brasileiro. As pequenas e médias empresas que saírem na frente vão ter melhor avaliação do mercado de crédito e vão atrair mais investidores, ávidos por aplicar seu capital em empresas promissoras e bem administradas.
 

Instrutora Janine Esteves

Consultora associada da LCM Treinamento Empresarial

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