“As maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado”. Para que essas necessidades sejam supridas as pessoas precisam saber se relacionar com as outras, se dar e receber.

Pode-se afirmar que a necessidade humana de se sentir importante é até mesmo mais forte que a necessidade física de se alimentar, visto que depois que comemos deixamos de sentir fome. Ao passo que contínua e permanentemente sentimos necessidades de sermos importantes, valorizados, distinguidos dentre os demais. Em situações extremas esta necessidade pode nos levar à vaidade e até à soberba.

Portanto podemos concluir que o principal interesse das pessoas é por si próprias. Então se você deseja buscar maior aproximação com as pessoas precisará falar sobre elas: sentimentos; família; amigos; interesses; opiniões; conquistas. Você só falará sobre si, se lhe perguntarem e mesmo assim, de forma breve.

ALGUMAS DICAS:

  • FAÇA ELOGIOS SINCEROS.

Quanto ao comportamento, à aparência e aos pertences.

Ex.: Você é bom professor.

De preferência, ao realizar o elogio, mencione o nome da pessoa, pois desta forma o elogio se personaliza.

Ex.: Eduardo, você é bom professor.

E sempre que possível explique o porquê do elogio com menção a algum fato.

Ex.: Eduardo, você é bom professor porque seus alunos comentam o quanto aprendem em suas aulas.

  • ELOGIE TERCEIROS, da mesma forma acima. O elogio a terceiros desde que sinceros, demonstram o quanto você realmente se interessa, observa e valoriza a pessoa por suas qualidades e não por suas falhas.
  • SAIBA RECEBER ELOGIOS

Aceite e agradeça.

  • OUÇA VERDADEIRAMENTE O QUE DIZEM A VOCÊ

Somos capazes de pensar três vezes mais rápido do que podemos ouvir e é por esta razão que a maioria das pessoas têm dificuldade em ouvir com atenção.

Formas eficazes de ouvir:

1º.  parafrasear

2º.  confirmar entendimento

3º.  não dar sua opinião enquanto a pessoa fala

4º.  usar expressões de encorajamento

5º.  manter contato visual

6º.  inclinar levemente o corpo na direção da pessoa

7º.  não interromper

  • AGRADEÇA TUDO QUE FAZEM A VOCÊ. Uma informação, uma gentileza, um elogio, uma deferência, um presente, etc.

Diga “obrigado“ de forma clara, audível e preferencialmente mencionando o nome da pessoa para quem você está agradecendo.

Seja sincero e sinta prazer em agradecer.

Eventualmente, envie cartão de agradecimento, e-mail ou faça um telefonema.

  • MEMORIZE OS NOMES DAS PESSOAS

Não existe som mais agradável aos nossos ouvidos do que nosso próprio nome. Estudos provam que as pessoas prestam mais atenção às informações quando a frase inicia com seu nome.

Três formas fáceis de memorizar nomes:

1.    Ao ser apresentado à alguém repita o nome da pessoa em voz alta 2 vezes.

Ex.: Rodrigo, prazer em conhecê-lo, Rodrigo.

2.    Se for um nome incomum, peça à pessoa que o soletre.

3.    Transforme o nome em um objeto ou numa cena, criando uma imagem mental.

Ex.: Carolina – Cartolina

Natalino – Natal

Pedro – Pedra

O curso de “Secretárias e Assistentes” apresentará outras regras de comportamento social e também empresarial. Veja o conteúdo completo aqui.

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