Método utilizado com o objetivo de melhorar a gestão empresarial que consiste em uma análise sem interrupções de estudos comparativos, cases, processos, produtos e serviços prestados por outras empresas, as quais são reconhecidas como líderes de mercado.

Esse estudo mostra formas diferentes de lidar com situações e problemas semelhantes a que outras organizações já vivenciaram, e assim, contribui para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e indica as práticas de sucesso para uma situação particular.

TIPOS DE BENCHMARKING

  • Benchmarking Governamental – Compara eficiência das políticas, em âmbito geral, entre países.
  • Benchmarking Setorial – Compara a eficiência entre os setores de atividade e os analisa também internamente.
  • Benchmarking Interno – Compara a eficiência entre funções que tem o mesmo objetivo em setores diferentes da empresa.
  • Benchmarking Competitivo – Compara a empresa com as concorrentes, mostrando diferenças no desempenho produtivo, na expansão de mercado e finanças.
  • Benchmarking Funcional – Analisa uma função ou processo específico, não sendo necessário compará-la somente com as empresas concorrentes.
  • Benchmarking Estratégica – Estuda os processos gerais das empresas independentemente de seu ramo de atuação. Esses processos participam, em sua maioria, de todos ou quase todos os setores da organização, como por exemplo, a produção de um item ou a logística de entrega de um produto.

ETAPAS DO BENCHMARKING

1) PLANEJAMENTO

  • Identificação dos processos ou atividades para melhorias;
  • Criação de critérios e indicadores mensuráveis dos processos em atividade;
  • Definição das empresas colaboradoras.

2) COLETA DE DADOS

Obterá maior quantidade de informações sobre as instituições é fundamental, meios como, jornais, revistas, pesquisas, bancos de dados, publicações das próprias organizações e internet são as formas mais indicadas para coleta. Após esse início a empresa interessada deve obter mais detalhes em cada instituição parceira, utilizando, por exemplo:

  • Pesquisas com questionários qualitativos e quantitativos;
  • Reuniões com gestores das organizações para conhecimento dos seus projetos.

3) ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DE BENCHMARKING

Todos os setores a serem comparados devem estar organizados de forma que parâmetros previamente estipulados na fase do planejamento possam ser usados. Essa etapa é semelhante à matriz de priorização que será abordada mais adiante, mas o fundamento é criar uma pontuação para medir a importância do setor e da mudança que nele irá ocorrer. A comparação deve ser feita nessa etapa e o aperfeiçoamento das atividades definidas no relatório de benchmarking, o qual deve ser distribuído em toda instituição.

4) PLANO DE MUDANÇAS

Essa etapa é semelhante ao plano de ação que será abordado mais adiante, nela devem-se indicar os líderes dos setores que irão gerenciar a execução das mudanças nas atividades previstas no roteiro, elaborar e executar metas, adaptar conceitos a realidade da organização e estipular prazos. Os líderes têm a liberdade de formar o seu grupo de apoio, porém é aconselhável que todos os funcionários do setor participem, mesmo que seja em posições de menor grau de importância, pois todo o apoio é fundamental em uma conjuntura de mudanças.

5) AVALIAÇÃO E CONTINUIDADE

Após as mudanças terem sido feitas a sua avaliação deve ocorrer. O sucesso ou não deve ser comparado com o efeito que os indicadores proporcionaram nas outras empresas. Além disso, independentemente do resultado a continuidade do processo de benchmarking é de fundamental importância para a constante atualização e melhoria de todos os processos relacionados a organização.

 

Instrutor Christiano Andrade

Consultor associado da LCM Treinamento Empresarial Ltda

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