Quando você começa a preparar uma apresentação, costuma ir direto ao PowerPoint e ficar olhando para o slide em branco em busca da tal inspiração? Ou costuma usar o famoso “copia e cola” de slides de apresentações antigas e tenta adaptá-los a uma nova apresentação? Se as respostas forem afirmativas, saiba que você não é o único. Conheça agora o “tripé” que sustenta uma apresentação de sucesso.
Prof. Carlos Alberto Motta – Consultor parceiro da LCM Treinamento Empresarial
A maioria dos profissionais que utiliza o PowerPoint também age assim. “Copiar e colar” slides é o mesmo que um diretor de Cinema ignorar o roteiro original e sair recortando imagens de filmes já existentes para montar um novo. Imagine o Harry Potter se aliando ao King Kong para salvar A Terra Média dos Transformers, que se juntaram ao temido Darth Vader no combate aos Jedi.
Toda apresentação objetiva levar a plateia a aderir a uma ideia, a um produto, a um conceito, ou até mesmo a uma mudança na forma de agir. Mas esse objetivo só se concretiza se entendermos a apresentação como uma ação de comunicação efetiva. É para que isso ocorra, é fundamental que ela contenha :

  • Roteiro: que conduzirá  uma história coerente, bem estruturada e atraente, capaz de despertar o interesse e manter a atenção da plateia. Essa história deve se basear numa mensagem principal, valorizá-la e sustentá-la com argumentos bem fundamentados. Lembre-se: a mensagem principal deve representar sempre um benefício. E a linguagem utilizada precisa facilitar seu entendimento.
  • Visual: que seja eficiente e  capaz de reforçar as mensagens passadas pelo apresentador e de orientar à plateia na compreensão e na retenção do que está sendo exposto.
  • Apresentador: Afinal, de nada adianta contarmos com uma boa história e com slides atraentes se nada disso se adequa ao perfil do apresentador. Ou ainda pior: se ele não se preparou adequadamente para o momento da apresentação.

No curso de Apresentações Impactantes da LCM, agrupamos esses conteúdos em três unidades que abordarão as cinco etapas indispensáveis a uma preparação adequada de uma apresentação. Na unidade 1, como fazer o diagnóstico, preparar o roteiro e dividir o conteúdo. Na unidade 2, como confeccionar os slides. E na unidade 3, como desempenhar adequadamente o papel de apresentador.
Texto desenvolvido pelo Prof. Carlos Alberto Motta
Consultor Parceiro da LCM Treinamento Empresarial

NEWSLETTER

Receba as novidades da LCM Treinamentos