Cada vez mais profissionais de todos os níveis reclamam da sobrecarga de tarefas e imprevistos do dia a dia. O volume de demandas urgentes (e urgentíssimas!) é tão assustador que nada mais parece importante. Tudo é para ontem. E o que é pior: tudo é urgente. Diante deste cenário é imprescindível desenvolver a habilidade de dizer não.

É preciso saber identificar entre as demandas que surgem ao longo do dia quais efetivamente merecem atenção imediata, quais devem ser programadas para o futuro e quais vão apenas ocupar tempo e energia. Dizer sim para tudo, seja por receio de enfrentar a autoridade de um superior ou apenas para evitar pequenos aborrecimentos, compromete a produtividade e a qualidade das entregas. Administrar o tempo com eficácia implica em priorizar e investir o tempo em atividades com maior potencial de retorno. Logo, priorizar pressupõe dizer sim para algumas coisas e não para dezenas de outras. Quem diz sim para tudo não define prioridades, tampouco garante que suas verdadeiras responsabilidades e atribuições sejam realizadas. É preciso, portanto, aprender a dizer não para o chefe, para o chefe do chefe, para os clientes, para os amigos, para os colegas e, sobretudo, para si mesmo.

Por questões culturais em nosso país, evitamos dizer NÃO; o substituímos por TALVEZ, QUEM SABE, VAMOS VER, VOLTE AMANHÃ, com isso desperdiçamos o nosso tempo e o tempo dos outros.

Um dos maiores tabus no mundo de trabalho é dizer NÃO. Se não aprendermos a fazê-lo, ele não se dará conta de quantas coisas relevantes deixamos de fazer para atender às suas solicitações, muitas vezes sem importância. A dificuldade de dizer NÃO está ligada a uma série de fatores de ordem emocional e educacional, são eles:

  • desejo de agradar as pessoas,
  • desejo de ajudar os outros,
  • crença que a concordância melhora as perspectivas de promoção,
  • falta de justificativa,
  • temor de represália,
  • querer parecer competente.

TRÊS BONS MOTIVOS PARA DIZER NÃO 
Respeito
Muitas pessoas que dizem sim para tudo querem apenas ser mais populares e admiradas. Não é o que acontece. Pessoas assim são normalmente taxadas como aduladoras, ingênuas e manipuláveis. Quando você diz um não estabelece um limite. Demonstra que é profissional, que sabe definir prioridades, que é comprometido com resultados. É assim que se conquista admiração e respeito.

Qualidade
Pessoas que dizem sim para tudo muitas vezes assumem responsabilidades que não são capazes de cumprir seja pela falta de tempo ou até mesmo pela falta de competência, afinal ninguém é competente em tudo. Quem sempre diz sim muitas vezes faz entregas sem qualidade ou incompletas.

Equilíbrio e Resultado
Dizer sim o tempo todo é o meio mais eficaz de sobrecarregar sua agenda e gerar estresse. Estar sempre ocupado é fácil. O verdadeiro desafio é negociar adequadamente suas demandas e ocupar sua agenda e seu tempo com atividades de alto potencial de retorno.
A questão é: como dizer não para o chefe quando ele pede que você faça uma coisa urgente quando você está no meio de outra ainda mais urgente? Ou ainda: como dizer não a si mesmo e manter a concentração no que é realmente importante?
Veja como no modelo a seguir:

FORMAS SIMPLES DE DIZER “NÃO”
Em vez de evitar as situações em que quer ou tem de dizer “não”, enfrente-as e aprenda a melhor forma de proferir essa simples palavra de três letras. Regra geral, as pessoas vão compreender e aceitar. A seguir, tem formas simples de dizer “não” – utilize sempre aquela que melhor se adapta à situação.

“Não me posso comprometer com isso uma vez que neste momento tenho outras prioridades.”
Se isto for realmente verdade, então não há volta a dar. Utilizar esta frase explica bem à outra pessoa que, neste momento, está de fato atolado de afazeres. Se achar necessário e pretender que a pessoa perceba melhor a sua situação, pode falar-lhe de algumas dessas prioridades.

“Não é uma boa altura, estou ……. . Podemos conversar às x horas?”
As interrupções podem ser complicadas e para não cair na tentação de deixar de fazer o que estava a fazer para atender outra pessoa, utilize esta frase. Para além de informar a pessoa que está ocupado, não a descarta por completo ao sugerir um horário alternativo para conversarem.

“Deixe-me pensar primeiro e depois digo-lhe alguma coisa.”
Esta opção soa mais como um “talvez” do que um “não”, por isso, é um excelente recurso se tiver realmente interessado, mas não quer dizer logo que “sim” – para além disso, permite-lhe dizer “não” se chegar a essa conclusão. Se necessário, estabeleça um prazo para a resposta com a pessoa em questão. No entanto, se souber logo de antemão que não está interessado, não utilize este método.

“Isso não corresponde às minhas prioridades atuais, mas vou manter isso em mente”.
Se alguém lhe propor algo que não lhe interessa minimamente, é importante comunicar-lhe isso mesmo, caso contrário a conversa pode estender-se indefinidamente. Esta frase não só comunica as suas intenções de forma educada, como demonstra que aquilo que está a ser proposto não é completamente irrelevante (e a outra pessoa vai gostar de ouvir) e que está aberto a futuras ideias/oportunidades.

“Não sou a melhor pessoa para o ajudar com isso. Por que não fala com x?”
Se alguém lhe pedir ajuda para uma coisa para a qual pouco ou nada pode contribuir, informe a pessoa disso mesmo. Para além de ser uma forma educada de dizer que “não”, ainda ajuda a outra pessoa a resolver o seu problema ao indicar-lhe outro contato.

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